A viabilidade futura de um investimento imobiliário depende em grande medida dos materiais e sistemas utilizados. A sua capacidade de serem reciclados é decisiva quando se trata de emissões cinzentas, ou seja, o carbono incorporado no edifício. Só quando o material pode ser totalmente reintroduzido no ciclo de reciclagem após o fim da utilização do edifício, sem perda de qualidade relevante, é que cumpre um dos mais importantes princípios de sustentabilidade - Cradle to Cradle. Até os principais sistemas de certificação BREEAM, DGNB ou LEED incorporam este princípio. Por isso, a Schüco oferece materiais e serviços que os investidores e operadores podem utilizar para cumprir o princípio Cradle to Cradle:
- A Schüco confia no alumínio: o material pode ser reposto em circulação quase na totalidade e sem perda de qualidade.
- 76 produtos e sistemas da Schüco têm a certificação Cradle to Cradle como Gold ou Silver.
- Muitos sistemas de PVC-U da Schüco receberam o certificado VinylPlus. A Schüco é pioneira no sector da construção.
- Como parte do novo programa RE:CORE, a Schüco recolhe material de PVC-U de janelas antigas e resíduos de perfis em toda a Europa e coloca-o em circulação.
- Como parte do IoF (Internet of Façades), os produtos da Schüco recebem uma etiqueta digital que documenta os seus materiais e, por conseguinte, permite a sua desmontagem em tipos separados.
"Cerca de 50% do consumo de materiais em todo o mundo é no sector da construção. Devemos aproveitar este facto como uma oportunidade para inovar e continuar a impulsionar o desenvolvimento de produtos verdadeiramente circulares."
- Dr. Michael Braungart, cofundador do conceito de design Cradle to Cradle