A reciclagem é um fator importante quando se trata de alcançar a neutralidade climática. Tem um enorme potencial para reduzir as emissões de CO₂ - até 23% até 2030 e até 60% até 2050. Isto significa que a reciclabilidade de todos os materiais utilizados na envolvente do edifício deve ser sempre tida em consideração, tanto nas novas construções como nos projectos de renovação.
Todos os edifícios construídos a partir de agora devem cumprir requisitos rigorosos de sustentabilidade e critérios de economia circular, a fim de se manterem sustentáveis e preparados para o futuro a longo prazo. Um fator-chave para uma redução bem sucedida das emissões de CO₂ é a reciclagem óptima dos materiais instalados, para que possam ser reutilizados no final da sua vida útil. O alumínio como material tem um potencial particularmente elevado neste domínio. O alumínio é um material versátil que pode ser reciclado vezes sem conta com emissões de CO₂ comparativamente baixas - o que faz do alumínio um material reciclado sustentável a longo prazo.
No entanto, as unidades de construção e de revestimento de edifícios, como a fachada, só são verdadeiramente sustentáveis se puderem ser utilizadas durante um longo período de tempo. Isto pode ser conseguido através de uma manutenção regular e, quando necessário, da atualização ou readaptação dos componentes individuais. Só depois de esgotadas todas as opções de funcionamento contínuo da respectiva unidade é que faz sentido reciclar os seus componentes individuais. O edifício fica então disponível para reutilização através da extração urbana como o “armazém de matérias-primas do futuro”.
Sistemas com certificação Cradle to Cradle
Os sistemas com certificação Cradle to Cradle contribuem de forma decisiva para a reutilização do alumínio. Os materiais são separados e o material reciclável é triturado e fundido antes de ser reutilizado. Isto significa que as janelas e as portas no final da sua vida útil podem ser reintroduzidas no ciclo A/U/F (Aluminium und Umwelt im Fenster- und Fassadenbau - alumínio e ambiente na construção de janelas e fachadas), reduzindo a necessidade de alumínio fabricado de novo para a construção de fachadas.
Com 76 sistemas atualmente certificados, a Schüco é um dos pioneiros do Cradle to Cradle no sector da construção. A Schüco também está empenhada numa indústria de alumínio sustentável e na criação de normas de sustentabilidade vinculativas. Como recompensa por este compromisso, a Schüco é uma das primeiras empresas do sector da construção a ser certificada pela Aluminium Stewardship Initiative (ASI) de acordo com a norma internacionalmente reconhecida para a cadeia de custódia.
Um pequeno autocolante com um grande impacto:
Digitalização da envolvente do edifício com IoF (Internet of Façades)
Para que estas matérias-primas possam ser rapidamente preparadas para reutilização, é fundamental saber quais os componentes de uma unidade que podem ser reciclados e em que medida. Por isso, esta informação deve ser documentada imediatamente para as unidades recém-instaladas, estar disponível para simplificar a execução dos trabalhos de manutenção durante toda a sua vida útil e ser consultada durante o processo de desmontagem, mesmo décadas depois da construção do edifício.
A Schüco atribui uma identidade digital única a cada unidade com o ID Internet of Façades (IoF) para que todos os dados importantes sejam rapidamente acessíveis. O IoF ID é uma pequena etiqueta que se coloca nas janelas e portas Schüco instaladas. Com o IoF ID pode, por exemplo, consultar no seu smartphone informações sobre as peças instaladas, os seus pedidos de garantia, o historial de manutenção ou as opções de reciclagem dos materiais e componentes utilizados. A IoF ID também simplifica os pedidos de serviço para reparações, manutenção e actualizações de unidades.
As informações guardadas ajudam a aumentar a vida útil das unidades marcadas com uma IoF ID, facilitam a operação sustentável contínua e facilitam o desmantelamento durante décadas, uma vez que fornecem detalhes exactos sobre os materiais recicláveis instalados no edifício e em que quantidade.