Para além de escolher a melhor construção de fachada possível e um sistema de fachada adequado, a utilização de materiais optimizados em termos de CO₂ também tem um impacto significativo na pegada de carbono de um edifício.
As construções híbridas, como a combinação de madeira e alumínio numa estrutura de extensão, também podem ajudar a reduzir a pegada de carbono. No entanto, ao escolher um material adequado com a menor pegada de carbono possível, deve verificar se o material é adequado para os requisitos específicos do edifício e se pode cumprir a sua função.
Uma visão geral dos materiais eficientes em termos de CO₂
Low carbon aluminium e ultra-low carbon aluminium
O alumínio é um material idealmente adequado para reduzir as emissões incorporadas. O material sustentável e o reciclado podem ser reciclados infinitamente e apresentam baixas emissões de CO₂, mesmo quando reutilizados várias vezes.
Os tipos especiais de alumínio, em particular, podem reduzir a pegada de carbono de um edifício logo na fase de construção. Os tipos de alumínio Low Carbon e Ultra-low Carbon da Schüco contêm muito menos carbono incorporado do que os tipos de alumínio tradicionais, graças à utilização de alumínio reciclado e de eletricidade verde durante o fabrico, entre outras coisas.
Carbono incorporado significa as emissões de carbono num material que são criadas durante a produção das unidades. O EPD para perfis Low Carbon Aluminium da Schüco regista um valor inferior a 4,47 kg CO₂e/kg e o valor para os perfis Ultra-low Carbon da Schüco é ainda inferior a 2,27 kg CO₂e/kg.
Sistemas com certificação Cradle to Cradle
Os sistemas com certificação Cradle to Cradle contribuem de forma decisiva para a reutilização do alumínio. Os materiais são separados e o material reciclável é triturado e fundido antes de ser reutilizado. Isto significa que as janelas e as portas no final da sua vida útil podem ser reintroduzidas no ciclo A/U/F (Aluminium und Umwelt im Fenster- und Fassadenbau - alumínio e ambiente na construção de janelas e fachadas), reduzindo a necessidade de alumínio fabricado de novo para a construção de fachadas.
Com 76 sistemas atualmente certificados, a Schüco é um dos pioneiros do Cradle to Cradle no sector da construção. A Schüco também está empenhada numa indústria de alumínio sustentável e na criação de normas de sustentabilidade vinculativas. Como recompensa por este compromisso, a Schüco é uma das primeiras empresas do sector da construção a ser certificada pela Aluminium Stewardship Initiative (ASI) de acordo com a norma internacionalmente reconhecida para a cadeia de custódia.