1. Investidores
  2. Sustentabilidade
  3. Perspectivas orientadas ao valor
  4. Nova geração de produtos

Nova geração de produtos da Schüco

com materiais ecológicos orientados ao futuro

A geração ecológica de produtos de alumínio

O sistema ecológico FW 50+.SI para fachadas e AWS 90.SI+ para janelas, integram componentes com barras isoladoras, vedantes e placas de pressão em conjunto com materiais renováveis. Isto supõe a substituição de uma parte dos combustíveis fósseis, reduzindo o requerimento de energia para a produção de matérias primas. Este desenvolvimento é possível devido a uma planta denominada Ricinus communis. O ácido sebácico deriva-se das sementes destas plantas e utiliza-se para a fabricação de poliamida. A poliamida criada mediante este processo é a base das placas de pressão do sistema ecológico FW 50+.SI e também das barras de isolamento ecológicas que se encontram integradas no sistema ecológico Schüco AWS 90.SI+ para janelas.

O óleo das sementes utiliza-se para a espuma de borracha destas barras de isolamento sem a necessidade de nenhum processamento químico. Schüco também está a realizar uma contribuição de marketing para a transferência da biotecnologia para os vedantes de ambos sistemas através da utilização de EPDM (borracha sintética) obtido com cana de açúcar ou bio-etanol. Equipadas com plásticos feitos de uma porção significativa de matérias primas renováveis, estas janelas e fachadas realizam agora uma dupla contribuição à redução dos gases causantes do efeito estufa e um menor potencial para o aquecimento global.

Isto significa que a utilização de matérias primas renováveis emite menos gases causantes do efeito estufa para à atmosfera durante a fabricação e também conserva os recursos naturais. Integrando matérias primas renováveis nas janelas e fachadas com isolamento térmico ao standard de passive house, Schüco demonstra o seu foco na construção sustentável e energeticamente eficiente.

Combinação de sustentabilidade e eficiência energética.
Na Alemanha o isolamento térmico é o fator decisivo na revolução energética. Muitas autoridades locais, já se comprometeram a implantar o isolamento térmico até o nível de passive house como um standard na hora de construir novos edifícios públicos. O sistema ecológico AWS 90.SI+ para janelas e FW 50+.SI para fachadas cumprem precisamente com estes requerimentos. Ambas construções combinam as vantagens do alumínio duradouro, junto com o isolamento térmico até chegar ao standard de passive house conservando assim os recursos naturais e reduzindo a emissão de CO2. Equipadas com plásticos que contem uma proporção significativa de matérias primas renováveis, estas janelas e fachadas realizam agora uma dupla contribuição à redução dos gases causantes do efeito estufa já que agora tem um menor potencial para incidir no aquecimento global. Isto significa que o uso de matérias primas renováveis emite menos gases causantes do efeito estufa para à atmosfera durante a fabricação e também conserva os recursos naturais. Integrando matérias primas renováveis nas janelas e fachadas com isolamento térmico ao standard de passive house, Schüco demonstra o seu foco na construção sustentável e energeticamente eficiente.

PVC: contribuindo à sustentabilidade mediante sistemas amigos do meio ambiente

Os sistemas de PVC de Schüco são 100% recicláveis. Assim podem ser incorporados facilmente no sistema de reciclagem. E mais, Schüco não utiliza estabilizadores de chumbo desde 2010. No seu lugar, utilizam-se produtos pesados livres de metal, baseados em componentes de cálcio e zinco. Portanto, os sistemas de PVC da Schüco estão completamente livres de chumbo. Desta forma, a Schüco alcançou o objetivo de “Vinyl 2010”, o compromisso voluntario da industria do PVC de substituir materiais que tenham chumbo, para o ano 2015.

Schüco Alu Inside
Schüco utiliza uma composição de alumínio patentada no sistema Schüco Alu Inside. Esta composição previne as pontes térmicas, fazendo com que o sistema esteja certificado como um sistemas de janelas com propriedades ótimas de isolamento térmico, e portanto apto para o standard de passive house.

Schüco SI 82
O sistema para janelas Schüco SI 82, ao qual é o adequado para uma passive house, oferece umas propriedades excelentes de isolamento térmico graças à sua tecnologia de 6 câmaras e à profundidade de construção até 82 mm. Este sistema permite a construção de portas e janelas que consumam pouca energia sem necessidade de um equipamento adicional ao qual aumentaria os custos.

Os sistemas de aço cumprem com os mais altos requisitos em termos de proteção climática, retenção de valor e durabilidade.

Sistemas HI fabricados com materiais duradouros
O sistema VISS HI para fachadas e o novo sistema para portas e janelas Janisol HI estabelecem novos normas na proteção do clima e na construção com materiais sustentáveis. O aço é o material para edifícios com um design sustentável tanto na estrutura de suporte como na envolvente. O aço, o vidro e o betão são a mistura perfeita devido às suas expansões quase idênticas em longitude. Isto permite que os materiais trabalhem em harmonia um com o outro ao qual é exclusivo da industria da construção.

O sistema de aço VISS HI para fachadas, pode reduzir os valores de perdida de temperatura aos valores necessários para uma passive house. Junto com o novo sistema de aço Janisol HI, para aabertura de portas e janelas, a maioria das envolventes sustentáveis de edifícios são um exito devido a maior duração do material, ao qual retem o seu valor até um grau extremamente alto. As conexões removíveis também asseguram que seja mais fácil a desmontagem no final do seu ciclo de vida. As novas fachadas de aço podem produzir-se de material desmontado: o material é 99% reciclável.