1. Investidores
  2. Sustentabilidade
  3. Perspectivas orientadas ao valor
  4. Conceitos modelo

Conceitos modelo

Reciclagem de alumínio: A/U/F

O objetivo de A/U/F (alumínio ou material de construções de janelas e fachadas) é promover o resíduo e processamento sustentável na desmontagem de matérias procedentes de janelas, portas e fachadas de alumínio, para assim poder reutilizar o material. Entre os membros de A/U/F, incluído a Schüco, encontram-se fabricantes e fornecedores de todas as partes da Alemanha. A/U/F trata com a reciclagem responsável dos materiais resíduos de janelas de alumínio, os quais são 100% recicláveis. Para reciclar estes materiais, é preciso limpá-los e fundi-los. A vantagem é que o processamento de alumínio usado requere só 5% da energia que se precisa para produzir alumínio desde zero. Este é outro argumento a favor enquanto a efectividade de custos que tem este processo. A sustentabilidade dos sistemas de alumínio é, comparável à de outros materiais. As cifras falam por si mesmas, 75% do alumínio produzido desde 1888 ainda usa-se hoje em dia. A qualidade do alumínio processado não é diferente à do material original e não tem limitações ao seu uso para novos componentes.

Reciclagem de PVC: Rewindo

Rewindo é uma associação dos fabricantes alemães lideres em PCV desde as antigas coleções de design para velhas janelas de FREI e VEKA Umwelttechnik GmbH. O objetivo de Rewindo é aumentar e promover a reciclagem de janelas, portas e rolos de fecho de PVC. Rewindo é um partner de serviços para a reciclagem de materiais de construção feitos de PVC. Informa todos os seus membros todos os assuntos relacionados com a reciclagem, incluindo a documentação de materiais, a provisão de caixas para a coleta de doações e a expedição dos certificados de reciclagem. A função de Rewindo é, informar, motivar e organizar, já que o desejo desconsiderado das unidades de PVC utilizado, não tem nenhum sentido.

As normas técnicas alemãs para resíduos municipais e as normas reguladoras para a eliminação de resíduos também se tem aplicado desde 2005. Em concordância com estas guias já não está permitido dispor de resíduos sem processar.

Por esta razão, as janelas de velho PVC devem ser recicladas. O fato de que seja possível “reviver” antigos produtos de PVC e converte-los em recursos materiais para um novo ciclo de vida de produto, representa uma enorme vantagem ecológica. Além de conservar os recursos, a reciclagem de PVC também supõe uma estimulação do mercado. O produto no final do processo de reciclagem é quase PVC puro, sendo igual na qualidade a um material novo. A vantagem é que os componentes fabricados de material reciclado têm as mesmas propriedade que os novos. Além disso, em contraste com os novos perfis, poupam uma quantidade considerável de CO2 no processo de produção.

As cifras financeiras de 2015 demostram que o compromisso de Rewindo está sendo amortizado. Mais de 22.000 toneladas de material reciclado foram produzidas de antigas janelas, portas e persianas enroláveis. Isto equivale, aproximadamente a 1,2 milhões de antigas janelas.

Aço: sustentabilidade provada

A sustentabilidade significa desenhar, construir e usar as construções de modo que sejam a prova do futuro em termos de ecologia, economia e funcionalidade. O objetivo dos sistemas da Schüco Jansen Steel junto com os seus partners em todo o mundo, é conservar e usar os recursos de forma inteligente e poupar e gerar energia. Por esta razão, a industria de aço contratou EPDs (declarações de produtos ambientais) da VFF (associação alemã de janelas e fachadas) a qual provou a sustentabilidade do material nas envolventes de edifícios e nos interiores. Estes EPDs para janelas, portas e fachadas estão disponíveis agora para nossos planificadores, arquitetos e partners de fabricação de metal. Estes conferem a base para a certificação de edifícios em concordância com os standards nacionais relevantes, como por exemplo DGNB e BREEAM o qual é um requerimento cada vez mais comum.

  • Aplicação direta dos documentos EPD de acordo à ISO 14025 e EN 15804 (declarações de produtos ambientais)
  • Planificação segura com certificações de construção para janelas, portas e fachadas feitas de sistemas de aço
  • Usados em todos os países europeus e internacionais
  • Declaração independente (tipo III) com valores médios assegurados da industria do aço
  • Podem usar-se para todas as unidades de aço, tanto no interior como no exterior.
  • Uma visão holística das unidades completas feitas de aço