1. Investidores
  2. Sustentabilidade
  3. Certificados
  4. Balanço de CO2

Balanço de CO2

Medidas para a redução de CO2

A Schüco empregou diversas medidas com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa no futuro. Um sistema de gestão de edifícios foi introduzido em todas as nossas unidades, o aquecimento em grandes áreas da sede em Bielefeld foi trocado por aquecimento setorizado de baixa emissão e foram introduzidas ferramentas novas e uniformes de gestão de sistemas para otimizar a logística do transporte.

Além disso, desde 1° de janeiro de 2012, todas as unidades da Schüco na Alemanha têm comprado energia limpa. Em 2012, apenas com estas medidas, será possível reduzir as emissões relativas à eletricidade em 15% dos valores anteriores. Outras medidas serão implementadas gradualmente de agora em diante. Estas estão relacionadas ao consumo e impressão de papel, às condições e diretrizes para deslocamentos e viagens de negócios, além de informações e campanhas de conscientização. Neste caso, o foco estará nos funcionários da Schüco que, com ações cotidianas conscientes e compromisso com a implementação de medidas de proteção climática, contribuem de forma significativa para a redução de emissões de CO2.

Cálculo da pegada de carbono

Processo de verificação
Para calcular a pegada de carbono da Schüco, foram coletados dados de emissões de CO2 referentes ao consumo de energia para produção, iluminação, resfriamento e aquecimento de todos os edifícios, logística de transporte, deslocamentos e viagens de negócios, bem como consumo de papel e impressões. Todos os dados primários foram verificados pelo TÜV NORD CERT e usados para calcular a pegada de carbono conforme o padrão TN-CC 020: 2011-08.

Resultados

2011
A Schüco está usando o seu primeiro balanço de CO2 para definir os fundamentos para uma redução sustentável de emissões de gases de carbono e aperfeiçoar a sua gestão ambiental e energética. Essa avaliação levou em consideração todos os gases de efeito estufa relevantes para o clima gerados em 2011 pelos processos de produção da companhia na Alemanha. Quando calculados como equivalentes de CO2, estes contabilizaram aproximadamente 74.000 toneladas. A energia consumida pelos edifícios, incluindo a energia para produção, constituiu a maior proporção, de mais de 50%, seguida pelos serviços de transporte, deslocamentos de e para o trabalho, viagens de negócio, consumo de papel e impressões.

A partir desta seção

Leitura complementar

Sistema de gestão ambiental da Schüco certificado com sucesso.

ISO 14001